Concursos RN 2020 – Abertos, Previstos, Inscrições, Gabarito, Resultado

O sonho de muitas pessoas é o de conseguir a aprovação em um concurso público, afinal de contas é inquestionável todas as vantagens que um funcionário público possui em relação ao funcionário de empresa privada. Estar bem informado sobre as próximas oportunidades então é importante, vamos aqui falar sobre as expectativas de concursos RN 2020.

O Estado do Rio Grande do Norte oferece todos os anos oportunidades para seus cidadãos participarem dos processos seletivos, sejam eles em concursos nacionais ou municipais. As vantagens que mais enchem os olhos dos candidatos é o bom salário, os benefícios que a classe possui e a estabilidade no emprego.

Abaixo, você verá informações relacionada aos concursos abertos do estado do Rio Grande do Norte, concursos previstos 2020, como realizar inscrição e como visualizar gabarito e resultado. Acompanhe!!

Concursos RN 2020 Abertos

Esse ano de 2019 começou animado no Rio Grande do Norte, já temos por exemplo a expectativa de que 741 vagas sejam oferecidas para o Fundase-RN, com vagas para níveis médio e superior. A remuneração inicial na instituição pode chegar a 3 mil reais mensais, uma bela grana certo? Então fique atento, porque o edital desse concurso deve sair ainda neste semestre.

Concursos RN 2020

Neste exato momento também já temos processos acontecendo por todo estado em instituições de grande renome, como:

  • Fundação Djalma Marinho
  • Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte
  • Tribunal de Contas do RN
  • Procuradoria Geral de Justiça
  • Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social
  • Defensoria Pública Estadual

Também temos as vagas oferecidas nas prefeituras do estado , neste momento apenas as cidades de Coronel Ezequiel e Serra de São Bento estão com seus processos seletivos abertos.

Por fim, outra via muito útil são os concursos nacionais e militares, como os da aeronáutica, INSS, IBGE, Receita Federal, etc.

Concursos RN 2020 Previstos

O ano de 2020 reserva algumas boas expectativas, se espera uma boa recuperação financeira no país a partir desse ano, e a tendência é que por consequência um número maior de vagas sejam solicitadas e aprovadas por essas instituições públicas.

Uma dessas instituições que podem abrir edital em 2020 para novas contratações é o INSS, em 2018 foi solicitado por eles a disponibilização de cerca de 16.548 novas vagas, tudo para diminuir o déficit de servidores que já chega a 22 mil funcionários. Assim, ficou estabelecido que em 2019 será lançado um concurso com cerca de 7.580 vagas, perceba, ainda será necessário contratar quase 10 mil pessoas, por isso a expectativa alta para 2020.

Outra instituição com situação parecida é a PRF que possui um déficit de cerca de 5 mil servidores, o provavelmente dois ou até três processos seletivos serão necessários para ocupar todas as vagas.

Nunca é demais lembrar que todos os anos as prefeituras do estado também lançam edital para contratações, é importante que o interessado fique atento a sua cidade e região para garantir que nenhuma oportunidade seja desperdiçada.

Além disso temos aqueles concursos que “atrasam” e acabam saindo em um ano diferente daquele que se espera, fique atento para a lista a seguir, todos esses concursos devem sair em 2019, porém podem atrasar e acabar sendo lançados apenas em 2020, são eles:

  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO);
  • Agência Nacional de Energia Elétrica (ANNEL);
  • Agência Nacional de Cinema (ANCINE);
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
  • Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
  • Ministério da Cultura (MinC);
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
  • (IBAMA);
  • Ministério do Turismo;
  • Ministério da Fazenda;
  • Correios.

Inscrições Concursos RN 2020

Para realizar a inscrição, cada concurso segue o que é estabelecido em seu edital, é bem comum vermos “faixas de idade” mínima e máxima para poder participar do processo seletivo. As taxas de pagamento também podem sofrer pedidos de isenção, seguindo também as regras do edital para documentação que precisa ser apresentada.

Veja Também:

Bem, cada processo seletivo tem os seus métodos de análise de candidatos, por isso é importante ficar ligado no edital de cada concurso, ele explicará exatamente como será a sua metodologia de seleção.

Porém, não é muito exagerado dizer que quase todos seguem o mesmo padrão, uma prova objetiva, uma prova discursiva, testes físicos, médicos e psicológicos, além de uma análise mais detalhada de seu histórico social.
Algumas provas também usam a sua formação como um fator importante e que pode decidir a vaga em casos de empate. Essa prática é conhecida como análise de competência ou prova de títulos.

Gabarito e Resultado

Os gabaritos e resultados podem ser verificados no site organizador do concurso, algumas provas até deixam você levar o cartão resposta para conferir seu rendimento.

Veja quais são os concursos 2020 que estão previstos para o estado de Rio Grande do Norte e se matricule agora mesmo.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do Concursos RN 2020 deixe o seu recado agora mesmo para que posamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *