Concurso TJPE 2020 – Próximo, Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

Todos os anos, concurseiros de todo o Brasil ficam na expectativa da divulgação de novos processos seletivos realizados por as grandes empresas nacionais. E os cidadãos que residem em Pernambuco deverão se atentar para o próximo Concurso TJPE 2020, este que é um dos mais concorridos do estado.

Estamos falando do Tribunal de Justiça de Pernambuco, órgão do poder Judiciário sedeado na cidade de Recife. Ele é quem fica responsável por abrigar todas as decisões do tribunal, tendo competência para processar e julgar os crimes cometidos em território estadual.

Elaboramos este artigo com o objetivo de ajudar os cidadãos interessados em participar da próxima edição do Concurso TJPE. Portanto, continue acompanhando o conteúdo a seguir e não deixe que nenhuma informação interessante passe despercebida. Vamos lá!

Próximo Concurso TJPE 2020

Ainda não foi divulgado um edital relacionado a um possível Concurso TJPE 2020, porém, colhendo algumas informações a respeito da última edição do Certame, é possível ter uma base de como funcionará o seu próximo processo de seleção.

Concurso TJPE 2020

A execução do último concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco ficou sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC. Portanto, todas as informações relacionadas ao certame puderam ser consultadas no site da instituição.

E em atendimento à Constituição do Estado de Pernambuco, pelo menos 5% (cinco porcento) das 109 vagas oferecidas foram reservadas
à pessoas portadoras de deficiência e 20% para candidatos negros. Logo, é bem provável que o próximo Concurso TJPE assuma este mesmo padrão de disponibilização de vagas.

Leia também:

Inscrições Concurso TJPE 2020

Assim como ocorre com todos os concursos públicos, antes de realizar a inscrição, o candidato deverá ficar ciente de todos os requisitos apresentados no edital, estando de acordo também com as condições exigidas.

Além disso, também existe uma taxa que deverá ser pagar para confirmar a participação do candidato. Sabendo disso, bastará que o mesmo:

  • Acesse o site da próxima organizadora do Concurso JPE 2020;
  • Clique na opção referente à inscrição;
  • Informe os dados solicitados;
  • Imprima a guia de pagamento e pague-a dentro do prazo.

Conferindo os passos ensinados acima, é possível ter uma noção de como realizar a inscrição Concurso TJPE em poucos minutos. Em seguida caberá aos candidatos, apenas, consultar o local de prova e os assuntos que serão abordados na prova, tudo isto através do edital.

Vagas Concurso TJPE 2020

Como ainda não temos informações exatas a respeito do número de vagas que serão oferecidas no próximo Concurso TJPE, fica impossível saber quantos funcionários o órgão pretende empregar. No entanto, o último certame realizado disponibilizou 109 vagas, sendo elas:

  • 60 para técnicos de nível médio;
  • 49 para analistas de nível superior.

As vagas mencionadas acima foram divididas para 15 polos em todo estado de Pernambuco. Além disso, alguns requisitos mínimos precisam ser atendidos para que o candidato possa ser contemplado no momento da inscrição, estes que constam presentes no edital.

Concurso TJPE 2020

Listamos abaixo alguns dos requisitos exigidos no último Concurso TJPE. São eles:


Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos;


Ter, na data da posse, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;


Estar quite com suas obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos;


No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar;


Ter aptidão física para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica do TJPE;


Cumprir as determinações do Edital;


Entre outras mais específicas.


Portanto, cabe aos candidatos manterem-se atentos à divulgação do edital do próximo concurso TJPE 2020, para conferir as exigências do processo seletivo. No entanto, muito provável que elas sejam as mesmas das apresentadas acima.

Provas Anteriores TJPE

Como o Concurso TJPE 2020 é um dos mais importantes e concorridos do estado de Pernambuco, é imprescindível que os candidatos se preparem com antecedência e estudem muito para realizar as provas. E uma das melhores maneiras de estar fazendo isso, é resolvendo questões de provas anteriores.

Resolvendo as antigas provas dos concursos realizados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, será possível ter uma noção do nível deste processo seletivo e quais assuntos estudar. Na internet é possível encontrar facilmente estas provas e os seus respectivos gabaritos, e para facilitar a vida dos interessados, deixaremos neste tópico, os links para cada uma delas.

Qualquer outro meio de estudo para o próximo Concurso TJPE 2020 será bem-vindo, afinal, estamos falando de um dos processos seletivos mais exigentes do país. Seguindo as dicas deste tópico, com certeza você conseguirá apresentar um bom rendimento.

Abaixo os links das provas anteriores:

Assim como ocorre com todas as edições dos concursos públicos realizados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, todas as etapas do certame podem ser consultadas através do site de suas respectivas organizadoras, inclusive os gabaritos.

Gabarito Concurso TJPE 2020

A folha de respostas geralmente é divulgada alguns dias após a finalização da etapa de provas. Este é um dos momentos mais esperados por muitos candidatos, afinal, através do Gabarito concurso TJPE é possível ter uma noção de como foi o seu desempenho no processo seletivo.

Como a organizadora do último certame realizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, bastava que os candidatos acessassem o site da instituição para ter acesso aos gabaritos e provas.

Deixaremos disponível abaixo o endereço exato para os interessados em saber como foi este certame.

  • https://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/309

Acessando o endereço acima será possível saber informações a respeito de editais e publicações oficiais do último Concurso TJPE, realizado no ano de 2018. Além de conferir também:

  • Inscrição e 2ª Via do boleto;
  • Situação da Inscrição e Correção Cadastral;
  • Local de Prova;
  • Provas e Gabaritos;
  • Resultados;
  • Recursos;
  • FAQ/Fale Conosco.

Lembrando que esta é apenas uma maneira de ter noção de como será organizado o próximo processo de seleção realizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Resultado Concurso TJPE 2020

O resultado é sempre a etapa mais aguardada por candidatos de concursos públicos, afinal, através dele será possível conferir a lista de aprovados. E com o Concurso TJPE não poderia ser diferente. Seu resultado foi divulgado alguns meses após a aplicação das provas.

Este prazo um pouco estendido é necessário para que todas as provas sejam corrigidas e as pontuações sejam apuradas. E assim como mencionamos no tópico acima, os candidatos poderão consultar o resultado do próximo Concurso TJPE no site de sua organizadora. Cabe aos interessados manterem-se atentos!


Os concursos públicos são a porta de entrada para os cidadãos que estão buscando por um bom emprego e uma futura estabilidade financeira. Portanto, comece a se preparar desde já para o Concurso TJPE 2020 e aguarde o seu edital ser publicado.

Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao assunto, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *