Concurso Receita Federal 2020 – Inscrições, Gabarito, Resultado

Ingressar em uma carreira profissional com benefícios e uma boa remuneração é o desejo de muitos cidadãos brasileiros, e a principal maneira para conseguir este feito é participar de concursos públicos realizados por algumas instituições brasileiras. Portanto, uma boa dica que podemos dar e a de começar se preparar desde já para o Concurso Receita Federal 2020.

Este é um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil, afinal, a Secretaria da Receita Federal é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda e que exerce funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos.

Neste conteúdo será possível se informar melhor a respeito do Concurso Receita Federal. Portanto, continue acompanhando o texto a seguir e entenda quando será a sua próxima edição, inscrições, quais vagas estarão disponíveis, resultado e muito mais. Vamos lá!

Próximo Concurso Receita Federal 2020

Como vimos, a Receita Federal é um dos maiores órgãos da constituição brasileira. Ele é responsável por administrar os tributos de competência da União, incluindo também os previdenciários e aqueles incidentes sobre o comércio exterior. No entanto, ainda não foi divulgada nenhuma informação referente ao seu próximo concurso 2020.

Concurso Receita Federal 2020

Porém, é preciso manter-se sempre atentos ao site da Secretaria da Receita Federal e também aos noticiários, pois é possível que a qualquer momento um novo edital possa ser publicado pela organizadora, assim como ocorreu com as edições anteriores.

E como o último Concurso Receita Federal ocorreu no ano de 2014, organizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), há uma grande possibilidade de ocorrer um novo processo seletivo no primeiro semestre de 2020. Geralmente o edital é publicado em um período de 15 dias após a divulgação do concurso.

A inscrições para esta última edição do certame ficaram abertas entre os dias 13 e 27 de Março de 2014, e suas provas aplicadas nos dias 10 e 11 de Maio do mesmo ano. Além disso, o prazo de nomeação dos aprovados ocorreu 45 dias após a divulgação do resultado final.

Sabendo disso, será possível ter uma base de como se preparar e o que esperar para as datas do próximo concurso da Receita Federal. Aproveite para conferir no tópico abaixo, algumas informações a respeito do processo de inscrições.

Inscrições Concurso Receita Federal 2020

Assim como pudemos acompanhar no tópico anterior, na última edição do concurso Receita Federal o período de inscrição ficou disponível do dia 13 à 27 do mês de Março de 2014. E para preencher as vagas, cada candidato precisou atender à alguns requisitos exigidos pelo edital divulgado pela organizadora deste processo de seleção.

Concurso Receita Federal 2020

O processo de inscrição Concurso Receita Federal da último edição (2014) foi todo realizado no site da organizadora, a Escola de Administração Fazendária (Esaf). Ainda na plataforma era possível consultar alguns dados importantes como:

  • Escolaridade Exigida: Curso superior concluído, em nível de graduação;
  • Taxa de Inscrição: R$ 130,00;
  • Número de vagas: 278.

Após consultar estes dados, os interessados deveriam partir para a etapa de inscrição concurso Receita Federal em um link disponibilizado pela Esaf. Clicando neste endereço, o futuro candidato era direcionado para uma página de cadastro, onde os mesmos deveriam preencher os campos em branco com os dados solicitados.

Sabendo destas informações é possível ter uma ideia de como será organizada uma futura edição do concurso Receita Federal. Cabe os interessados manterem-se antenados.

Vagas Concurso Receita Federal 2020

Como vimos, a Escola de Administração Fazendária disponibilizou 278 vagas para o último concurso Receita Federal, realizado no ano de 2014. Porém, antes de começar o processo de inscrição era preciso que os candidatos atendessem à alguns requisitos.

Concurso Receita Federal 2020

O certame era voltado para o cargo de Auditor-Fiscal e as exigências de inscrição eram as seguintes:


01. Ter sido aprovado e classificado no concurso, na forma estabelecida neste Edital;


02. Ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto n. 70.436, de 18/04/1972;


03. Gozar dos direitos políticos;


04. Estar quite com as obrigações eleitorais;


05. Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;


06. Ter idade mínima de 18 anos;


07. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas por junta médica oficial;


08. Possuir diploma de curso superior concluído em qualquer área, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC);


09. Apresentar declaração de bens com dados até a data da posse;


10. Apresentar declaração a que se refere o subitem 13.4 deste Edital;


11. Apresentar outros documentos que se fizerem necessários, à época da posse.


Portanto, caso a próxima edição do concurso seja para um cargo semelhante ao de Auditor-Fiscal, certamente os requisitos serão basicamente os mesmos apresentados anteriormente.

Provas Anteriores Receita Federal

Como estamos falando de um dos principais certames do território nacional, logo fica fácil de entender que a concorrência para o mesmo é grande. Portanto, se dedicar muito aos estudos e começar a se preparar com antecedência para a prova Concurso Receita Federal. 2020

No site da organizadora, a Esaf (Escola de Administração Fazendária), além de dos candidatos terem conseguido consultar o local de prova, dias após a realização da mesma, ficaram disponíveis todos os gabaritos.

Para ajudar melhor na preparação para o próximo do Certame, abaixo deixaremos disponível o link para download de antigas provas:

Gabarito Concurso Receita Federal 2020

Ainda não foi divulgado nenhuma notícia referente à um novo Concurso Receita Federal 2020, porém, baseando-se em edições anteriores é possível ter algumas informações que ajudarão a entender melhor como será o próximo.

Todas as etapas do processo de seleção são disponibilizadas na plataforma online da organizadora do mesmo. Entre estas etapas estará o gabarito, que é divulgado dias após a aplicação das provas. Na última edição do Concurso Receita Federal foi possível consultar, no site da Esaf, os 4 gabaritos de cada prova.

Para ter acesso aos gabaritos basta que, dias após a conclusão das provas, o candidato acesse o site da organizadora do concurso e clique no link referente ao gabarito Concurso Receita Federal 2020.

Veja Também:

Resultado Concurso Receita Federal 2020

O resultado concurso Receita Federal com certeza é o momento mais aguardado por todos os candidatos que realizaram a prova. Geralmente ele é divulgado alguns meses após a conclusão das provas, cabendo aos participantes manterem-se atentos.

Assim como todas as outras informações relacionadas ao certame, o resultado também é disponibilizado no site da organizadora do concurso. E como já sabemos que na última edição do concurso Receita Federal foi a Escola de Administração Fazendária, bastou acessar o site da instituição para ter acesso ao mesmo.

Após consultar o resultado e descobrir que teve a felicidade de ser aprovado, o candidato deverá a instituição o convocar para apresentar alguns documentos presenciais e assinar os dados de contrato.


O Concurso Receita Federal 2020, com certeza, é um dos processos de seleção mais aguardados no país. Portanto, mantenha-se sempre atentos ao site da Secretaria da Receita Federal e aos noticiários para não perder a chance se inscrever e, possivelmente mudar a sua vida completamente.

Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao assunto tratado acima, basta deixar um comentário abaixo e aguardar que responderemos assim que possível. Obrigado e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *