Concurso MPU 2020 – Próximo, Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

O Ministério Público da União oferece de tempos em tempos oportunidades para que brasileiros possam trabalhar na instituição como funcionário público, o modelo de seleção, como de costume, acontece por meio de concursos, os gordos salários são sempre um atrativo e tanto para correr atrás da vaga, está interessado? Saiba que o concurso MPU 2020 está chegando.

O sonho de muitos brasileiros é de conseguir uma vaga no concurso MPU, e isso não é à toa, a instituição oferece emprego estável, com salários de qualidade e uma lista de benefícios que muito poucos trabalhadores da iniciativa privada possuem.

Abaixo você verá informações relacionada ao próximo concurso do MPU, sabendo informações de como realizar a sua inscrição, vagas oferecidas, como estudar para passar no concurso 2020 e como conferir o gabarito e resultado do concurso.  Acompanhe!!

Próximo Concurso MPU 2020

A última vez que o processo de seleção MPU ocorreu foi em 2018, nele as especialidades exigidas foram direito e administração, com vagas para analista do MPU e técnico do MPU, respectivamente, esses cargos provavelmente serão os cobrados em 2020, provavelmente, é importante frisar que nada ainda foi confirmado.

Concurso MPU 2020

Os estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre e Minas Gerais tiveram ao todo 47 vagas, distribuídas entre elas, destas vagas 3 eram destinadas a candidatos com deficiência.

A inclusão na versão 2018 do concurso também esteve presente com vagas para negros, foram 7 no total.

A taxa de inscrição em 2018 ficou em R$60,00 para a vaga de analista enquanto a de técnico era de R$55,00. Todas as inscrições foram realizadas pela internet, a partir da página da Cespe, organizadora do evento.

Vale destacar também que era possível fazer o pedido para isenção da taxa de inscrição, a partir do preenchimento de um requerimento, ele ficava acessível no site da Cespe e para isso uma série de pré-requisitos eram solicitados:


01. O candidato deveria estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.


02. Ser membro de família renda igual a no máximo 3 salários mínimos mensal por pessoa.


03. For doador de medula óssea em alguma instituição reconhecida pelo Ministério da Saúde.


Todas as datas para a realização de cada etapa é divulgada no edital, fique atento para quando ela sair.

Ainda não tem previsão para a data da próxima prova, mas podemos fazer uma estimativa a partir das datas das provas anteriores, que costumam acontecer ao final do mês de setembro/ início de outubro, com seu processo de inscrição finalizando normalmente em agosto.

Inscrições Concurso MPU 2020

Concurso MPU 2020

Em sua última edição, o Ministério Público requereu os seguintes critérios para que o interessado pudesse se inscrever no concurso, são eles:

  • Ser aprovado no concurso público, regido pelo edital;
  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Caso seja português, o candidato deverá estar amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • Ser maior de idade;
  • Apresentar aptidão física e mental para realização das tarefas do dia a dia na função;
  • Estar em dia com as obrigações militares;
  • Nunca ter sido demitido de um cargo público por justa causa.

Caso atendesse esses critérios, o candidato poderia fazer a inscrição pela internet, no site da organizadora (www.cespe.unb.br), para o concurso MPU 2020 ainda não temos nenhuma informação com relação ao lançamento do edital, início das inscrições ou a organizadora, essas informações serão divulgadas nos próximos meses.

A única certeza é que como nas edições anteriores, a inscrição da próxima prova também será feita pela internet.

Vagas Concurso MPU 2020

Concurso MPU 2020

A última edição teve seu processo seletivo realizado por 4 provas, todas de caráter eliminatório, vamos a elas:


01. Provas objetivas, possui também caráter classificatório, realizada para todos os cargos.


02. Prova discursiva, possui também caráter classificatório, os cargos que não precisam a fazer são os de técnico de apoio especializado/segurança e de técnico de apoio especializado/transporte.


03. Teste de aptidão física, feito apenas para os cargos de técnico de apoio especializado/segurança e de técnico de apoio especializado/transporte.


04. Prova de prática de direção veicular, feito apenas para os cargos de técnico de apoio especializado/segurança e de técnico de apoio especializado/transporte.


Provas Anteriores MPU

É muito importante você levar em consideração as provas anteriores quando for se preparar para o concurso 2020, o conteúdo cobrado não costuma ter grandes alterações e fazer as provas antigas ou até exercícios focados para os mesmos assuntos te dará uma noção melhor de como anda sua preparação.

Além disso, estar acostumado com o estilo das questões te ajuda a prevenir possíveis pegadinhas e a compreender como será no dia tão aguardado.

Faça então, a partir das provas antigas, uma lista com os conteúdos mais tratados e estude, após certo tempo vá e faça mais provas e exercícios, com certeza o seu rendimento irá melhorar.

Veja Também:

Com o intuito de ajudar os candidatos que desejam passar no concurso, disponibilizaremos abaixo o link de alguma das provas anteriores do MPU já realizado. Confira:

Após estudar por meio de provas antigas, você aumentará o índice de acerto em um determinado conteúdo.  Foque seus estudos nele. Essa prática vai te ajudar muito.

Gabarito Concurso MPU 2020

O Gabarito Oficial do Concurso MPU 2020 é disponibilizado dias depois para todos os candidatos da prova por meio da organizadora do Concurso apresentando todas as supostas respostas corretas. Para que assim, os candidatos que realizaram o concurso possam ter conhecimento do seu desempenho da prova.

Para realizar a consulta do Gabarito MPU 2020 é necessário que você entre no site da organizadora e selecione a opção de Gabarito do concurso do ano em questão. Feito isso, veja qual foi o seu desempenho e espere o resultado sair e confira se o seu nome se encontra na lista de aprovados.

Resultado Concurso MPU 2020

Já o resultado do Concurso do MPU 2020 também é divulgado pelo site da Cespe tempos depois da realização da prova. Devido a grande demanda de correções dos candidatos.

Assim que o resultado concurso MPU for liberado, os candidatos deverão acessar o site e clicar no documento relacionado ao resultado. Assim será possível visualizar a lista dos aprovados e certificar-se o seu nome está entre os selecionados e espere a convocação para ocupar o cargo desejado.


Caso tenha alguma dúvida relacionada ao Concurso MPU 2020 deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *