Concurso Marinha 2020 – Próximo, Inscrições, Gabarito, Resultado

Alcançar a estabilidade financeira com um bom emprego no currículo é, e sempre foi o sonho de muitos cidadãos brasileiros, porém, esta não é uma tarefa nada simples. E uma boa oportunidade para começar com o pé direito em uma carreira profissional com uma boa remuneração e benefícios, é participando do Concurso Marinha 2020.

Estamos falando da Força Armada mais antiga em operação no país, atuando na defesa das águas marítimas e fluviais nacionais desde o século XVIII até os dias atuais. Assim fica fácil de compreender a importância dos processos seletivos que a companhia realiza.

Elaboramos o artigo a seguir com o intuito de melhor informar os cidadãos interessados no novo Concurso Marinha e que desejam saber também como funciona este certame. Portanto, continue acompanhando nosso conteúdo e esclareça todas as suas dúvidas. Vamos lá!

Próximo Concurso Marinha 2020

Além dos serviços militares prestados ao país, a Marinha do Brasil também é muito conhecida por seus concursos públicos. A concorrência para estes processos seletivos é muito grande, afinal, ao ser aprovado o candidato ingressará na força armada pioneira em atuação no Brasil.

Concurso Marinha 2020

No plataforma online da instituição é possível consultar uma lista com todos os concursos disponíveis para inscrição, além de algumas edições anteriores. Melhor dizendo, acessando o site do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha, você conseguirá ter acesso à informações dos seguintes processos de seleção:


Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) – 2018;


Concurso Público para Ingresso nos Quadros Complementares (QC-FN) – 2018;


Concurso Público para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças (CP-CAP) – 2018;


Concurso Público para Ingresso no Quadro Complementar (CP-QC-IM) – 2018;


Concurso Público para Ingresso no Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA) – 2018


Concurso Público para Ingresso no Quadro Técnico do Corpo Auxiliar (CP-T) – 2018;


Concurso Público para ingresso de Médicos no Corpo de Saúde Marinha (CSM-Md) – 2018;


Concurso Público para ingresso no Corpo de Engenheiros (CP-CEM) – 2018;


Concurso Público para ingresso no Corpo de Saúde (CP-CSM-CD) – 2018;


Concurso Público para ingresso no Corpo de Saúde (CP-CSM-S) – 2018;


Concurso Público para ingresso no Quadro de Capelães Navais (CP-CapNav) – 2018;


Curso de Especialização em Enfermagem (C-EENF) – 2018Programa de Residência Médica (PRM) – 2018.


Ainda no site estará disponível o link para a página informativa de cada concurso, estes que já estão em andamento. E além destes, ainda está aberto o prazo para inscrições no próximo processo seletivo. Estamos falando do Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) – 2019.

Confira mais informações:

  • Cargo: Marinheiro;
  • Vagas: 1000;
  • Taxa de inscrição: R$ 42,00;
  • Período: 23/01/19 a 13/02/19;
  • Local: Internet e Posto de Atendimento ao Candidato.

Segundo a organizadora, a data da prova ainda está para ser definida. Abaixo deixaremos disponível o endereço para que os interessados possam realizar a inscrição Concurso Marinha 2020.

  • https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=370.

Inscrições Concurso Marinha 2020

O Concurso Marinha é um dos processos seletivos mais concorridos do país, portanto, é preciso manter-se atento ao site da organizadora e aos noticiários para que, assim que o período de inscrições for divulgado, garantir a sua vaga o quanto antes.

Leia também:

Assim que souber de um possível próximo concurso da Marinha 2020, comece a estudar o quanto antes e se preparar com antecedência para se inscrever. O processo de inscrição é realizado exclusivamente no site da organizadora, o Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha.

Para facilitar o entendimento dos interessados, abaixo ensinaremos como estar se inscrever no concurso atual em aberto desta força armada. Vamos lá:

Concurso Marinha 2020


Passo 01. Primeiramente acesse o seguinte endereço https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=concursos;


Passo 02. Em seguida, confira a lista de concursos disponíveis e clique em uma das opções do menu “Editais autorizados com Inscrições Abertas”;


Passo 03. Feito isso, você será redirecionado para a página informativa do processo seletivo escolhido. Sabendo disto, clique na opção “Inscrições On-line”.”


Passo 04. Na próxima etapa você deverá preencher o formulário de inscrição de acordo com os dados solicitados. Lembre-se também de concordar com os termos de matrícula no final da página.


Passo 05. O último passo a ser dado será o de emitir o Boleto de pagamento da inscrição e pagá-lo.


Pronto! Após seguir os passos acima e realizar o pagamento do boleto, a sua inscrição Concurso Marinha será confirmada. Cabe aos candidatos ficarem acompanhando o andamento do processo seletivo para não perder a data de prova.

É muito importante que, antes mesmo de começar o processo de inscrição acima, o candidato consulte também os editais do concurso escolhido. Neles constam maiores informações do certame, como os pré-requisitos definidos para estabelecer quem poderá se inscrever.

Vagas Concurso Marinha 2020

Todos os anos milhares de pessoas ficam na expectativa de participar de um concurso Marinha para conseguir a tão sonhada aprovação. Porém, o número de vagas que o processo seletivo disponibiliza para inscrições é limitado, cabendo aos interessados manterem-se atentos.

No atual processo seletivo, o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) – 2019, a organizadora concedeu um número de 1000 vagas para cidadãos de todos estados brasileiros. Os principais requisitos exigidos foram os seguintes:


Ser brasileiro nato ou naturalizado, do sexo masculino;


Ser brasileiro nato ou naturalizado, do sexo masculino;


Não ser casado ou não ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes-Marinheiros;


Ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2020, nos termos da Lei nº 12.704, de 08 de agosto de 2012;


Ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio;


Não ter sido reprovado, por insuficiência de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatível com a condição de militar, em C-FMN;


Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral;


Não estar na condição de réu em ação penal;


Ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.


Além destes mencionados acima, ainda existem outros requisitos exigidos pelo Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha. Cabe aos candidatos consultá-los através do endereço:

  • https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/Edital%20CPEAM-2019-2.pdf?id_file=4416.

Provas Anteriores Marinha

Como sabemos, o Concurso Marinha 2020 é muito concorrido em território nacional, logo é preciso estar muito preparado e confiante do dia da prova. E uma das melhores maneiras de estudar para os concursos públicos é refazendo algumas provas de edições anteriores.

Na site da organizadora é possível encontrá-las, juntamente com os seus respectivos gabaritos. Além disso, também é possível consultar a internet para auxiliar na resolução de todas as questões e esclarecer maiores dúvidas sobre qualquer assunto.

E para ajudar os candidatos que pretendem participar da próxima edição do concurso, deixaremos disponível, logo abaixo, o link de algumas provas de outros Concursos Marinha já realizados.

Gabarito Concurso Marinha 2020

O Gabarito do Concurso Marinha é um dos momentos mais esperados por todos que realizaram a prova. Nele constará todas as respostas das questões realizadas no processo seletivo, o que possibilitará que o candidato tenha uma ideia de como foi o seu desempenho.

No entanto, ainda não foi divulgado o gabarito do último concurso realizado pela Marinha Brasileira, afinal, o processo seletivo ainda está em fase de inscrição. Porém, assim como ocorre com todas edições, ele será divulgado no site da organizadora alguns dias após terem sido aplicadas todas as provas.

Assim que a folha de respostas for divulgada na plataforma online do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha, clique no link referente à mesma e tenha acesso à correção de todas as questões.

Resultado Concurso Marinha 2020

Assim como ocorre com todas as etapas, o resultado Concurso Marinha também é sempre divulgado pela sua organizadora. Isto ocorre alguns meses após as provas, pois é o tempo necessário para corrigi-las, cabendo aos candidatos acessarem o site da força armada para consultá-lo assim que for publicado.

Após conferir seu desempenho e saber que teve a felicidade de ser aprovado, basta aguardar um tempo até que a Marinha o convoque para se apresentar na instituição. Mas, não tenha alcançado uma boa pontuação, não desanime. Continue se preparando para a próxima edição do concurso.


Ser aprovado no Concurso Marinha 2020 poderá a chance perfeita para evoluir na vida e consegui uma estabilidade financeira, portanto, mantenha-se atento para não perder o prazo de inscrição. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *