Concurso CPTM 2020 – Próximo, Inscrição, Vagas, Gabarito, Resultado

Conseguir um emprego que ofereça uma boa remuneração e proporcione a estabilidade financeira dos funcionário não tem sido uma tarefa fácil ultimamente, principalmente com o mercado de trabalho tão exigente. No entanto, ainda existem algumas maneiras rápidas de conseguir este feito, e uma delas poderá ser realizando o Concurso CPTM 2020.

Estamos falando da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, esta que é uma das maiores sociedades de economia mista do país e está vinculada com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Logo, os seus processos seletivos exigem bastante conhecimento dos candidatos.

Elaboramos este artigo com o intuito de melhor informar os interessados em participar da próxima edição do Concurso CPTM. Portanto, continue acompanhando o conteúdo abaixo e esclareça todos os tipos de dúvidas relacionadas ao assunto. Vamos lá!

Próximo Concurso CPTM 2020

A CPTM é uma empresa pública, portanto, sazonalmente ela realiza concursos públicos com o intuito de preencher algumas vagas de cargo profissional. No entanto, ainda não fio divulgado um edital para o próximo processo seletivo da instituição.

Concurso CPTM 2020

Os interessados em participar do próximo certame da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos devem ficar atentos ao site da empresa. Em sua plataforma são publicadas notícias em primeira mão a respeito dos concursos que irão ocorrer durante o ano.

Ainda no site é possível acessar alguns editais de edições anteriores que já ocorreram, e tomando base neles é possível ter uma ideia de como será organizado o próximo processo seletivo.

Acesse: https://www.cptm.sp.gov.br/a-companhia/concursos/Pages/Concurso-Publico.aspx.

O último concurso CPTM ocorreu no ano de 2018 e sua organizadora foi RBO – Serviços Públicos e Projetos Municipais EIRELLI – EPP. Suas provas e avaliações foram aplicadas no estado de São Paulo, conforme informado no edital do mesmo.

A expectativa é que até o segundo semestre de 2019 seja divulgado o edital de um novo concurso CPTM 2020. Portanto, é preciso manter-se atento  para não perder o período de divulgação de seus editais e também o período de inscrição.

Inscrições Concurso CPTM 2020

O período para realizar as inscrições Concurso CPTM, sem dúvidas, é um dos momentos mais esperados por todos os candidatos. As datas corretas para estar se inscrevendo podem ser consultadas em seu edital, assim que o mesmo for divulgado. Porém, antes será necessário se atentar ao requisitos estabelecidos por cada empresa.

Concurso CPTM 2020

E como o Concurso CPTM 2020 ainda não foi divulgado, poderemos utilizar como base informações do edital de sua última edição, ocorrida em 2018. O período para realizar as inscrições neste processo seletivo ficou disponível a partir das 9h do dia 11 de Abril até às 23:59 do dia 23 de Abril.

Todo o procedimento foi realizado através do site da organizadora, a RBO (Assessoria Pública e Projetos Municipais), por meio de qualquer computador. Os interessados que não tinham acesso à internet puderam recorrer à um dos postos de atendimento do programa “Acessa São Paulo” para inscrever-se durante este mesmo período.

No site era preciso, apenas, selecionar o Concurso CPTM e clicar no botão referente à inscrição e preencher os campos em branco com os dados solicitados. Em seguida, foi preciso imprimir a guia de pagamento e pagá-la em qualquer banco para confirmar a sua participação.

A taxa cobrada para cada candidato inscrito, era no valor de R$ 15,70, e a idade mínima exigida era de 18 anos. Logo, é possível que seja cobrado um valor semelhante em uma possível próximo edição do concurso realizado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Veja Também:

Vagas Concurso CPTM 2020

O último Concurso CPTM destinou-se ao preenchimento de apenas 1 (uma) vaga, esta que era para o cargo de Operador de Circulação (Maquinista). Logo, podemos entender que este foi um processo seletivo concorrido, que exigiu o melhor de todos os participantes.

concurso cptm

E alguns pré-requisitos também foram estabelecidos para que os candidatos pudessem estar concorrendo à esta vaga. No edital era possível conferir cada um deles. Confira quais foram:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Possuir Ensino Médio completo, devidamente certificado por instituição de ensino reconhecida pelo MEC;
  • Curso de Eletricidade Básica com carga horária mínima de 40 horas e respectivo conteúdo programático comprovados em Certificado expedido por Instituições de Ensino reconhecidas pelo MEC.

O número de vagas pode variar de acordo com cada cargo oferecido, e a expectativa é de que, para o próximo concurso CPTM, mais oportunidades sejam disponibilizadas pela instituição.

Provas Anteriores CPTM

Como vimos, foi disponibilizada apenas uma vaga no último concurso realizado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Portanto, era preciso apresentar um bom nível de conhecimento durante as provas deste processo seletivo.

Com certeza, se destacou o candidato que começou a se preparar e estudar com antecedência. E uma boa maneira de estar fazendo isso, é buscando resolver provas de edições anteriores do concurso CPTM, assim será possível ter uma noção do nível de conhecimento exigido pelas questões.

Para facilitar a vida dos interessados em participar da próxima edição do Certame realizado por esta instituição, abaixo deixaremos disponível os links referentes à algumas provas já ocorridas.

Gabarito Concurso CPTM 2020

Assim como ocorreu com as últimas edições do concurso, o gabarito CPTM é divulgado dias após a etapa de aplicação de provas. Esta é uma etapa do processo seletivo que deixa muitos candidatos ansiosos, pois através da folha de respostas será possível ter uma base de como foi o seu rendimento.

Ainda não sabemos quando ocorrerá a publicação do edital do próximo concurso CPTM, porém, em sua última edição, a publicação do gabarito preliminar das questões objetivas ocorreu no dia 14 de Maio de 2018 no site da organizadora.

Resultado Concurso CPTM 2020

O resultado concurso CPTM é a etapa final do processo de seleção, logo, é ele quem dirá quais foram os candidatos aprovados. Geralmente o mesmo é publicado alguns meses após a realização das provas, pois é preciso de um tempo para corrigir e pontuar todas elas.

Além disso, no edital também será possível saber, com antecedência, a data exata em que será divulgada a lista com os nomes contemplados no certame. Cabe aos candidatos manterem-se antenados ao site da organizadora para não perder nenhuma novidade.


Conseguir a aprovação no próximo concurso CPTM 2020 é o desejo de muitos cidadãos brasileiros, porém, é preciso de muito estudo e preparo para alcançar este feito. Portanto, comece a se preparar desde já com as nossas dicas e mantenha-se atento ao site da instituição para não perder nenhuma notícia.

Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao assunto, deixe um comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *