Concurso Aeronáutica 2020 – Próximo, Inscrição, Gabarito, Resultado

São muitos os jovens brasileiros que têm como principal sonho seguir carreira  militar, principalmente dentro da Força Aérea Brasileira (FAB), e a melhor forma de se iniciar esta trajetória de sucesso e estabilidade financeira é por meio da prestação de um Concurso Aeronáutica 2020.

No ano de 2018 houve uma edição do Concurso Aeronáutica que ofereceu nada menos do que 227 vagas para Sargento e teve grande repercussão no país inteiro, e já é grande a expectativa para os concursos 2020 no qual terá mais uma edição do processo da Aeronáutica.

E é por isso que nas próximas linhas deste artigo nós vamos procurar saber mais sobre esta possível próxima edição do Concurso Aeronáutica, que está prevista para acontecer já no primeiro semestre de 2020. Nos acompanhe para saber mais!

Próximo Concurso Aeronáutica 2020

Observando a edição de 2018, que ofertou 227 vagas, é possível ter uma vaga ideia de qual será a quantidade de vagas que será ofertada na próxima edição que está prevista para ser realizada agora em 2020.

Concurso Aeronáutica 2020

Os requisitos mínimos para participar e que poderão ser replicados na próximas edições dos Concurso Aeronáutica, foram os seguintes:

  • Ter concluído o Ensino Médio com bom desempenho de notas e com boa presença nas aulas;
  • Ter idade entre 17 e 25 anos (até dezembro de 2020).

A remuneração inicial oferecida para os aprovados na última edição do Concurso Aeronáutica foi de R$ 3.584,00, porém este valor tem possibilidade de ser reajustado para a próxima edição do certame.

Inscrições Concurso Aeronáutica 2020

Ainda não há uma previsão correta de quando e como se darão as inscrições para a edição do Concurso Aeronáutica 2020, mas a grande verdade é que elas deverão ser exatamente iguais aos da última edição do certame.

Concurso Aeronáutica 2020

No que tange ao Concurso da Aeronáutica em 2018, as inscrições foram realizadas entre os dias 11 de fevereiro e 12 de março de 2018, e os interessados em se candidatar tiveram de acessar o site do Comando da Aeronáutica (http://www2.fab.mil.br/eear/) ou o site da Escola de Especialistas (http://ingresso.eear.aer.mil.br/).

Após preencherem a ficha de cadastro, um boleto foi gerado com o valor da taxa de inscrição, que na época foi de R$ 60,00 e que teve de ser paga até o dia 19 de março de 2018, em qualquer agência bancária ou em qualquer casa lotérica do país.

Importante frisar mais uma vez que é possível que este mesmo procedimento deva ser utilizado para a edição do Concurso Aeronáutica 2020, especialmente por conta de sua agilidade e praticidade.

Vagas Concurso Aeronáutica 2020

Analisando  a última edição de 2018 do Concurso Aeronáutica foi possível perceber a seguinte disposição das vagas:

Concurso Aeronáutica 2020


93 Vagas – foram direcionadas para homens, voltadas para cargos de especialidade de mecânica de aeronaves, para guarda e segurança e para especialidade de material bélico;


134 Vagas – foram ofertadas para profissionais dos dois sexos, sendo para áreas de tráfego aéreo e equipamento de voo.


Para a próxima edição do concurso Aeronáutica, ainda não há confirmação sobre a quantidade de vagas que serão ofertadas, mas é bem possível que esteja dentro dos parâmetros similares do último concurso realizado em 2018.

Provas Anteriores Aeronáutica

Se por acaso você é um dos jovens que está em busca de algumas dicas para se preparar melhor ou saber como estudar para o concurso Aeronáutica, este tópico será de grande importância. Confira logo abaixo as nossas orientações para melhorar os seus estudos e aumentar as suas chances de ser aprovado neste tão concorrido processo de seleção.

Veja Também:

Em primeiro lugar é preciso entender que o concurso da Aeronáutica exige muito dos candidatos. Sendo assim, após saber a data da próxima edição, se planeje para reservar, pelo menos, 2 horas de estudos por dia. Caso não tenha essa disponibilidade, utilize o tempo que for necessário, ok? Segundo passo, você saber quais assuntos estudar?

O processo de seleção avalia os conhecimentos dos candidatos através de provas escritas compostas por questões de múltipla escolha. Os assuntos abordados na prova do concurso são:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Matemática;
  • Física.

Um dica que fará a diferença para começar os estudos é resolver questões de provas anteriores do concurso, que é organizado pelo Diretor-Geral Departamento de Ensino da Aeronáutica.

Outra dica muito útil é assistir vídeo-aulas para compreender melhor os assuntos que serão abordados. Existem vários canais no Youtube que são totalmente voltados para ensinar a resolver conteúdos de provas, cabendo ao candidato apenas escolher por qual matéria começar, fácil não?.

É importante salientar também que, o Concurso da Aeronáutica ainda envolve outras etapas além da prova escrita. Estão elas na seguinte ordem:

  • Inspeção de Saúde;
  • Exame de Aptidão Psicológica;
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico;
  • Validação Documental.

Confira abaixo algumas provas anteriores da Aeronáutica:

Gabarito Concurso Aeronáutica 2020

Como normalmente ocorre com as edições do Concurso Aeronáutica,  é praticamente certo que a próxima edição ocorra em etapas, sendo que a primeira fase terá uma prova escrita constituída de questões objetivas de português, de matemática, de língua inglesa e de física.

Será de suma importância para o candidato interessado em participar da próxima edição do Concurso Aeronáutica com sucesso e êxito na aprovação, que ele procure iniciar seus estudos e preparativos o quanto antes.

Após realizar a prova, será  importante acessar e consultar o gabarito Aeronáutica 2020, que deverá, seguindo o que se viu na última edição, ser divulgado nos sites já citados nos tópicos acima, alguns dias depois da data da prova.

A consulta do gabarito concurso Aeronáutica é de fundamental importância para o candidato que deseja saber mais sobre o seu desempenho, que é um dos mais concorridos dentro das instituições que constituem as Forças Armadas do Brasil.

Resultado Concurso Aeronáutica 2020

O resultado, que é o que mais interessa para o jovem  que participou do Concurso Aeronáutica deverá ser divulgado em algumas semanas ou no máximo em alguns meses após a realização da prova.

Já o resultado final, com a lista dos aprovados no Concurso Aeronáutica 2020 deverá ser divulgada no Diário Oficial da União (DOU), e será através dela que o candidato conseguirá saber se foi aprovado ou não no certame.

Portanto, se você é um dos jovens que deseja participar do Concurso Aeronáutica, você precisa começar sua preparação agora mesmo, procurando acessar informações pertinentes ao conteúdo programático da última edição para iniciar os estudos.

Após a divulgação oficial do conteúdo programático oficial da próxima edição do Concurso Aeronáutica 2020, você poderá começar a se preparar de modo mais intenso, mas terá grande vantagem em relação à maioria dos candidatos, que estarão estudando apenas a partir daquele momento. Em um concurso tão concorrido como este, isto poderá ser determinante!

Pois bem! Se você deseja ter o melhor resultado, você precisa ter consciência de que a preparação deverá ser muito intensa e forte. A nossa dica é que você se prepare com o máximo de antecedência possível para realizar um ótimo concurso Aeronáutica. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *